Uma História de Amor, Luta e Inclusão Social 

Há mais de meio século, um sonho começou a transformar vidas em Niterói.

Em 02 de agosto de 1965, movida pelo amor e pela esperança, a professora Rosa Abi Ramia Haddock Lobo idealizou a criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais — APAE de Niterói.

A pequena iniciativa cresceu rapidamente, ganhando apoio da comunidade e de famílias que acreditavam no potencial de cada ser humano. Com o tempo, a APAE Niterói deixou de ser apenas um espaço de acolhimento: tornou-se referência no atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo saúde, educação, cultura e inclusão social.

Desde os primeiros atendimentos em uma loja emprestada pela família Scisínio Dias até a estrutura atual — com mais de 2.300m² de área construída no coração da cidade — nossa história é feita de superação, dedicação e transformação.

Hoje, a APAE Niterói atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo serviços de excelência em: Saúde, Educação e Assistência social.

💙 Somos mais que uma instituição: somos uma ponte para a inclusão.

Cada conquista dos nossos assistidos é a nossa maior vitória. Cada sorriso, cada passo, cada realização reforça a certeza de que vale a pena acreditar na capacidade transformadora do amor, da empatia e da solidariedade.

Seja parte dessa história.

Juntos, construímos um futuro mais inclusivo e humano para todos.

MISSÃO

Promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais para melhoria da qualidade dos serviços prestados na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

VISÃO

Ser sempre excelência e referência no país no apoio, defesa dos direitos e prestação de serviços das Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla.

VALORES

Ética e transparência na prestação de um serviço e atendimento fundamental para o desenvolvimento e inclusão social da Pessoa com Deficiência e seus familiares.

Atendimento

Nossa assistência e acompanhamento terapêutico é feito desde crianças até idosos.

Consultas

Equipe terapêutica, que atua em conjunto com diversos profissionais para o desenvolvimento dos assistidos.

Educação

Atividades educacionais para o desenvolvimento intelectual e inclusão social das pessoas assistidas, feito através de acompanhamento especializado

Rede de Apoio

Apoio para os familiares das pessoas assistidas, para inclusão social através de atividades em grupo.